Concurso Sérgio Blank promove a literatura junto a apenados do sistema prisional capixaba

29 de março de 2021

Iniciativa da Academia Espírito-Santense de Letras, em parceria com a SEJUS e a SEDU, vai premiar crônicas e poesias produzidas por alunos da 3ª Etapa do EJA

Acesse o edital correspondente clicando aqui.

No ano em que comemora o seu centenário, a Academia Espírito-santense de Letras (AEL) promove as práticas literárias junto aos apenados do sistema prisional capixaba por meio do I Concurso Literário Sérgio Blank, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDU). De 29 de março a 30 de junho de 2021, detentos que cursam a 3ª etapa do Ensino Médio do EJA – Educação de Jovens e Adultos – podem inscrever textos inéditos no concurso, que visa incentivar a produção literária e democratizar o acesso à literatura entre os cidadãos privados de liberdade no sistema penitenciário capixaba.

O I Concurso Literário Sérgio Blank tem o objetivo de reconhecer e premiar alunos(as) do ambiente carcerário do Espírito Santo, autores e autoras de crônicas ou de poesias, com temas livres, a partir da valorização da figura do saudoso poeta Sérgio Blank (1964-2020). Ex-ocupante da Cadeira 09 da AEL, ao longo de sua carreira o acadêmico realizou várias ações relacionadas à formação de público leitor e utilizou a literatura como instrumento para promover os valores humanistas na sociedade capixaba.

Podem participar autores estreantes ou com obra publicada. O concorrente deverá apresentar um texto inédito, escrito em língua portuguesa, de 7 a 30 linhas, com tamanho limitado a no máximo três páginas. Cada autor poderá enviar somente um texto de poesia ou crônica, para o e-mail editalsergioblank@ael.org.br.

O candidato deverá colocar no corpo de seu texto o título, seu nome completo, o CPF, a unidade Prisional/Escola, o nome da(o) professora/professor, e uma declaração de que se for contemplado (a) autoriza a publicação de seu trabalho em revista ou site da AEL.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por três Acadêmicos indicados pela Academia Espírito-Santense de Letras e por examinadores convidados pela AEL, de acordo com os seguintes critérios: originalidade temática, criatividade e adequação ao tema.

Entre as premiações, o primeiro lugar do concurso receberá um tablet, e os três primeiros colocados receberão um Certificado da AEL, bem como revista e obras, além de ter seus textos publicados no site da Academia Espírito-santense de Letras. O troféu Sérgio Blank será ofertado à professora e à unidade prisional.

O resultado final do I Concurso Literário Sérgio Blank será divulgado no site www.ael.org.br a partir de 04 de setembro de 2021, data em que se comemora o centenário de fundação da Academia Espírito-santense de Letras. Para a presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, a iniciativa está em consonância com o propósito humanista da instituição literária, além de promover uma justa homenagem ao poeta Sérgio Blank: “A AEL, hoje centenária, desde a sua fundação visou dar visibilidade à cultura de nosso Estado e aos que para ela contribuíram, seja promovendo eventos, concursos, palestras, feiras literárias, lançamentos de obras de arte e literária, seja publicando e republicando livros e revistas impressas e agora online. Nesse aspecto não poderia deixar despercebida a produção literária e esquecido o trabalho desenvolvido por Sérgio Blank, fazendo-lhe uma justa homenagem e num setor pelo qual se empenhou em dar a sua contribuição humanística e humanitária”, afirma a presidente da AEL.

A Secretaria da Justiça (SEJUS) estima que participem do concurso cerca de 300 internos alunos que cursam a 3ª Etapa do Ensino Médio dentro das unidades prisionais do Estado. Para a subsecretária de Ressocialização da SEJUS, Roberta Ferraz, a iniciativa é um incentivo à transformação do indivíduo. “O projeto da AEL está sendo recebido de uma forma muito positiva pela SEJUS, pois a proposta vai ao encontro do que a Subsecretaria de Ressocialização preza para o sistema prisional. A pessoa que está encarcerada precisa ser inserida na sociedade por meio de diversas frentes, que vão além da educação e trabalho. O concurso de redação fomenta talentos e incentiva a pessoa privada de liberdade a pensar de forma diferente por meio da leitura, da escrita e da produção literária. Isso promove a transformação do indivíduo, o estimula a refletir sobre a sua própria vida, e faz com que ele se reinvente”, destaca Roberta Ferraz.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da SEDU, Mariane Berger, observa que a realização do I Concurso Literário Sérgio Blank terá todo o apoio da Secretaria: “A SEDU incentiva todos os projetos de fomento à leitura e escrita nas Unidades Prisionais por entender que a leitura é condição para ampliação de conhecimentos e para o aprimoramento textual. Essa iniciativa da Academia Espírito-Santense de Letras dialoga com o projeto de Leitura ‘Entre Muros e Mundos’, que será desenvolvido em 2021 e que, portanto, terá o apoio das equipes pedagógicas da secretaria”.

SOBRE A ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS

Criada em 04 de setembro de 1921, a Academia Espírito-Santense de Letras está situada na Praça João Clímaco, 54, Centro, Vitória, Espírito Santo. Nela se congrega, desde a sua fundação, uma significativa intelectualidade do Estado do Espírito Santo, incluindo escritores, poetas, juristas, professores, magistrados, cientistas, jornalistas e autores de gêneros literários diversos, que deixaram contribuição indelével para o fortalecimento do patrimônio cultural e o registro da memória do nosso Estado. Trata-se de uma instituição literária que possui papel fundamental na pesquisa do manancial cultural e histórico do Espírito Santo, bem como na difusão dos autores capixabas, na formação de novos leitores e na promoção do acesso à literatura e aos mais diversos setores da sociedade espírito-santense.

SOBRE SÉRGIO BLANK

Sérgio Luiz Blank nasceu em Cariacica (ES), em 07 de abril de 1964, vindo a falecer nesta mesma cidade, em 22 de julho de 2020. Era membro da Cadeira 09 da Academia Espírito-Santense de Letras, que tem como patrono Aristides Brasiliano de Barcellos Freire. Ao longo de sua carreira realizou várias ações voltadas para os segmentos marginalizados da sociedade, utilizando a poesia como instrumento para difusão de valores humanistas e a inclusão social. Entre suas obras publicadas destacam-se, no gênero Poesia: Estilo de ser assim, tampouco (Fundação Ceciliano Abel de Almeida/UFES, 1984); Pus (Fundação Ceciliano Abel de Almeida/Editora Anima, 1987); Um (Cultural-ES, 1989); A tabela periódica (Secretaria de Produção e Difusão Cultural/UFES,1993); e Vírgula (1996). Publicou sua obra completa sob o título Os dias ímpares (Vitória: Cousa, 2017). Em 2019 publicou Blue sutil (prosa poética, Vitória, Edição do Autor). Literatura para crianças: Safira (Vitória, Departamento Estadual de Cultura, 1991; Vitória, Cousa, 2015).

SAIBA MAIS

I Concurso Literário Sérgio Blank

Realização: Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) e Secretaria de Estado da Educação (SEDU).

Inscrições: de 29 de março a 30 de junho de 2021.

Público-alvo: apenados e apenadas que cursam a 3ª Etapa do Ensino Médio na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) no sistema prisional capixaba.

Concorrentes: podem concorrer textos inéditos (um por autor), de tema livre, no gênero poesia ou crônica, escrito em língua portuguesa, de 7 a 30 linhas, com tamanho limitado a no máximo três páginas. Os textos devem ser encaminhados para o e-mail editalsergioblank@ael.org.br.

Para ler o edital do concurso com regulamento e forma de participar, clique aqui.

Leia outras notícias

Voltar