Obituário: José Carlos Monjardim Cavalcanti

18 de outubro de 2022

É com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras comunica o falecimento do acadêmico José Carlos Monjardim Cavalcanti, nosso ilustre e querido Cacau Monjardim, aos 93 anos, ocorrido nesta data.

Cacau Monjardim era o terceiro ocupante da cadeira 37 da AEL, que tem como patrono Antônio Cláudio Soído.

Ele celebrizou-se como um grande defensor e divulgador do turismo capixaba. É dele a frase “moqueca é capixaba, o resto é peixada”.

Filho de Modesto de Sá Cavalcanti e Oscarina Monjardim Cavalcanti, José Carlos Monjardim Cavalcante nasceu no Bairro de Fradinhos, em Jucutuquara, Vitória, no dia 30 de setembro de 1929. Ele deixa a esposa Dalila Andrade Cavalcanti e dois filhos, Izabela Andrade Monjardim Cavalcanti e José Carlos Monjardim Cavalcanti Filho, e as netas Mariana, Beatriz e Camila.

Bacharel em Direito, foi administrador de empresas e jornalista profissional, tendo dirigido jornais, revistas e emissoras do Espírito Santo, além de ter pontuado como publicitário, homem de marketing e técnico em turismo.

Presidiu durante cerca de dez anos a Empresa Capixaba de Turismo e a Empreendimentos Minas-Espírito Santo. Exerceu as funções de secretário de estado da Comunicação Social, subsecretário de estado do Turismo, subchefe da Casa Civil, diretor do Sistema Financeiro Banestes e secretário municipal de Turismo e Comunicação Social da PMV.

Foi membro do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho de Administração da Fundação Cultural do Espírito Santo e diretor-executivo da Fundação Jônice Tristão. Era membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Artes e Letras de Cascais (Portugal).

Como jornalista liderou expressiva fase da imprensa capixaba, assinando colunas diárias como “Coquetel da Cidade” (A Gazeta), “Poltrona B” (O Diário) e “Turismo” (A Tribuna), além de produzir programas radiofônicos, reportagens, artigos e crônicas para jornais e revistas nacionais e internacionais.

No rol de suas obras publicadas, alinham-se: Turismo e desenvolvimento (1973), Turismo no Espírito Santo (1974), Segredos da cozinha capixaba (1974), Horóscopo turístico (1984), História e estórias da aguardente (1985), Capixaba, sim (1987), Capixaba, hoje mais do que ontem (2006), Sucessos e sorrisos (2010).

Por meio desta nota, a Academia Espírito-santense de Letras se solidariza com os familiares e presta sua homenagem a José Carlos Monjardim Cavalcanti por sua contribuição inestimável para a cultura do Estado do Espírito Santo.

Veja ainda.

Leia outras notícias

Voltar