Obituário: Rômulo Salles de Sá

24 de fevereiro de 2022

É com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras comunica o falecimento do Dr. Rômulo Salles de Sá, ocorrido no dia 23 de fevereiro de 2022, aos 98 anos. Presidente de honra e decano da AEL, o acadêmico era o terceiro ocupante da Cadeira 35 da instituição, que tem como patrono Jerônimo de Souza Monteiro.

Nascido em Muqui (ES), em 30 de novembro de 1923, Rômulo Salles de Sá desenvolveu notável carreira na área jurídica, tendo sido promotor público das comarcas de Conceição da Barra e de Muqui, juiz substituto e juiz de direito em várias comarcas do Estado e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, do qual foi vice-presidente (1984/85) e presidente (1988/89). Foi também vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Em ocasiões diferentes, foi professor do Ginásio de Ibiraçu, mantido pela Congregação Comboniana; da Faculdade de Direito; da Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina e da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fez parte do grupo de jovens intelectuais que fundou a Academia Capixaba dos Novos (1946), que durante muito tempo movimentou a vida cultural de Vitória. Publicou, com outros jovens, Pobres crianças do Brasil (1949), além dos livros Registros de juventude (1981), Lampejos (1988), Aconteceu... (2002) e o discurso de sua posse na cadeira 35 da Academia Espírito-santense de Letras. Em 2013, lançou, na AEL, seu livro de memórias Os anos dourados da vida cultural de Vitória (1946-1952). Era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras.

Por meio desta nota, a Academia Espírito-santense de Letras se solidariza com os familiares e presta esta homenagem ao Dr. Rômulo Salles de Sá por sua contribuição indelével para a cultura do Espírito Santo.

Veja ainda

Leia outras notícias

Voltar